domingo, 31 de julho de 2011

RELAÇÕES ENTRE FILOSOFIA E CIÊNCIA NA HISTÓRIA - Partilhando mais um texto


INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
TEXTO 03 – CURSO DE CERTIFICAÇÃO DA PEADS
JULHO DE 2011.
 
 





 Abdalaziz de Moura
 Introdução

1.1.Uma condição imprescindível para o domínio da Peads pelos educadores e educadoras é identificar as diferenças entre ciência e filosofia, ou seja, entre conhecimento científico e conhecimento filosófico. E, em sequência poder distinguir os outros tipos de conhecimento em relação aos da ciência.[1]

1.2.Até o final da Idade Média e o início do Renascimento essa distinção e diferença não existiam. O estágio que a humanidade vivia não sentiu no ocidente a necessidade de fazer a distinção e diferenciar. Essas foram necessidades e possibilidades da era moderna, da evolução da humanidade.

1.3.Quando os autores liderados, sobretudo, por Francis Bacon (1561 – 1626 - inglês ) René Descartes (1596 – 1650 - francês), Galileo Galilei (1564 – 1642 - italiano) descobriram a necessidade de distinguir e separar a filosofia da ciência foi porque queriam avançar na busca da verdade e da ciência.

1.4.Analisando no contexto da época esse pensamento representou um grande avanço no campo da ciência, da política, da economia, da cultura, da civilização. Representou a quebra de paradigma e a libertação do domínio da inquisição religiosa que perseguia as pessoas que desobedeciam à Igreja Católica[2].

1.5.A Igreja com o poderio que tinha na Idade Média apresentava-se como juiz do conhecimento. Qualquer publicação que destoasse da Igreja poderia levar ao julgamento e condenação à fogueira.  E a publicação entrava no Index (relação dos livros proibidos). Com esse instrumento jurídico, a Igreja mandava[3].

1.6.Fazer ciência na época era um risco parecido com o pensar livre nos tempos de ditadura. O estigma de herege era usado como a ditadura usava o de subversivo, comunista! Pois tinha que ter o aval, o Placet (de acordo) das autoridades eclesiásticas. Se não, não poderia ser publicado, nem ensinado.

1.7.Para livrar-se da fogueira, os metodólogos foram obrigados a criar um subterfúgio, um tipo de escapatória, argumentando que suas descobertas diziam  respeito apenas às coisas materiais, ao que podia ser medido, contado, comprovado e não diziam respeito às realidades espirituais, campo da Igreja.

1.8.  Dessas realidades espirituais quem tem autoridade para falar é a igreja! Eles não se metiam nessa parte! Mas reivindicavam um campo próprio para a ciência, que era distinto e separado da teologia, da filosofia, do mito, da cultura, da política, ou seja, das opiniões e concepções. Ciência só se fosse provada matematicamente!

1.9.Esses outros conhecimentos faziam parte da opinião, da subjetividade, cada pessoa podia ter a sua visão, sua concepção, mas para ser ciência e verdade, não poderia ser assim, teria que ser objetiva, matemática. Usar um método que garanta que não é impressão, engano, equívoco, erro.[4]

1.10.                   A ciência veio evoluindo nessa direção, sempre atribuindo a ela a tarefa de desvendar os mistérios da matéria, das coisas e realidades materiais, com método próprio e com o uso da razão para distinguir o certo do duvidoso, da opinião. A busca da verdade não poderia submeter-se a tutela da filosofia, nem da religião.

1.11.                   Os séculos seguintes exarcebaram cada vez mais essa separação a ponto de fazerem da razão a luz para o conhecimento verdadeiro. Foi a famosa época do iluminismo, ou época das luzes, do poder absoluto da razão, diga-se da ciência em relação a outras formas e possibilidades de conhecimento.

1.12.                   Foi um processo histórico de libertação da religião e da criação do Estado Laico, independente, separado e da crença no poder da ciência, da razão. Pensou-se que seria a solução de todos os problemas da humanidade. Aquilo que a ciência não pudesse resolver, no futuro, com o avanço da mesma, seria resolvido.

1.13.                   Esse pensamento marcou a origem da escola moderna laica, seus currículos, conteúdos, didáticas e práticas pedagógicas. Favoreceu a razão em detrimento de outras dimensões, da subjetividade, da espiritualidade, da afetividade, da filosofia, da política. A escola tinha a luz para iluminar os a-lunos (sem luz).

  1. A Neutralidade da ciência

2.1.Esse pensamento criou também na escola e na universidade a crença do neutralismo científico, ou seja, quem faz ciência está neutro em relação à política, não tem partido, não tem religião, não tem compromisso com a cultura. É universal, superior às barreiras culturais, às diferenças e a filosofia.

2.2.Os países europeus, sobretudo os localizados no lado ocidental levaram essa crença para outros continentes. A descoberta dos novos continentes, do caminho para o comércio com as índias já era resultado e fruto dessa visão científica. Associado às descobertas, veio também o colonialismo.

2.3.O europeu latino (Itália, França, Bélgica, Espanha, Portugal ) e o anglo-saxão (Alemanha, Inglaterra, Holanda) ao chegar nas Américas, povoadas de índios, na África, povoada de negros, no sudeste asiático e na Oceania achava o conhecimento desses povos contaminado de mito, de superstições e de deuses.

2.4.Experimentavam o sentimento de superioridade em relação a todas essas populações encontradas. Falavam de descobertas, como se só a partir da chegada dos europeus é que esses povos entravam na história. Antes só se conhecia a história da Europa e do mediterrâneo.[5]

2.5.A partir de então, o europeu é que iria determinar a história dos colonizados, definir a melhor forma de usar o conhecimento, de fazer ciência. Se os colonizados quisessem se desenvolver, teriam que ser como o europeu, teriam que usar sua ciência, abandonar os mitos, a cultura, a religião, a filosofia.

2.6.O colonialismo teve muitas expressões, da expansão da cultura, da língua, da ciência até a exploração comercial dos produtos (cana do Brasil e da América Central, Ouro do México, Prata da Bolívia, Cobre do Chile, Guano do Peru, Café da Colômbia, Diamante da Angola e África do Sul), para lembrar apenas alguns.

2.7.Teve ainda a expansão de guerras fratricidas, para fornecer escravos para o mercado da mão-de-obra. Esses elementos não eram trazidos imunes de uma cultura, de um modo de pensar, de conceber o conhecimento, o mercado, o desenvolvimento, o poder. Não era tão neutro assim como a ciência pensava.

2.8.O colonialismo teve expressões mais modernas nos modelos de desenvolvimento, ora impostos pelos colonizadores (países desenvolvidos), ora imitados pelo mimetismo dos países subdesenvolvidos que queriam parecer como os seus colonizadores em fases mais avançadas do capitalismo.

2.9.O Brasil como outros copiavam o modelo europeu, consciente ou não, o modelo de fazer ciência desenvolvido nos países e continentes novos foi o europeu, ocidental, universal, positivista, laico, moderno, científico, técnico. Aceito sem restrições, incorporado à escola, à universidade, à administração.





[1] . Ver o Texto de Abdalaziz de Moura  1.8. Concepção de Ética, Valores na Peads.
[2] . Galileo não foi queimado, mas por duas vezes sofreu outras condenações, sobretudo pela descoberta da função do sol como centro do sistema solar e não a terra.
[3] . Mesmo autores religiosos como Santo Thomas de Aquino também fizeram parte em algum momento do Índice dos livros proibidos da Igreja. Por ai se vê o quanto a inquisição cerceava o pensamento.
[4] . Daí, o uso da Dúvida Metódica de Descartes. Duvidar até o extremo de tudo que pode ser falso até encontrar o verdadeiro. É diferente da Dúvida sistemática dos céticos que duvidavam por duvidar de tudo.
[5] . Quem tem uma ótima análise da colonização é o autor uruguaio Eduardo Galeano, no livro Veias Aberta para a América Latina, que já teve mais de 40 edições só no Brasil.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

INICIADA TAMBÉM A FORMAÇÃO DOS TÉCNICOS EM AGROECOLOGIA NO SERTA

Oitenta e oito jovens de 8 municípios do semiárido de Pernambuco iniciaram a formação do Curso Técnico em Agroecologia no campus de Ibimirim no dia 17 de julho e mais uma turma de 44 iniciará o mesmo curso no campus de Glória do Goitá. O Serta foi credenciado e o curso foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação e Secretaria Estadual de Educação. É o terceiro grupo de 120 estudantes, formando 3 turmas cada vez que o Serta prepara para o ensino profissional do campo, totalizando 360 técnicos.

Antes do credenciamento e autorização, esse curso era de ADL – Agente de Desenvolvimento Local, no qual o Serta formou 720 jovens, de ADAC – Agente de Desenvolvimento da Arte e da Cultura, 100 jovens, ADE – Agente de Desenvolvimento do Esporte, 60 jovens e ADC – Agente de Desenvolvimento da Comunicação, 120 jovens. Atualmente, o Serta concentra suas energias e recursos humanos só na formação profissional de nível médio e outras entidades formadas por egressos desses cursos continuam as demais formações.

O curso funciona em regime de alternância, durante 18 meses, com 1.200 horas e mais 200 horas de estágio. O Campus de Ibimirim atende mais a jovem do semiárido, sertão e agreste e o Campus de Glória do Goitá atende a jovem da Zona da Mata, Agreste Central e Setentrional. O Governo do Estado de Pernambuco está prometendo incluir os estudantes no Programa Estadual de Educação Profissional, assumindo o financiamento do curso, que até hoje é financiado por projetos captados pelo Serta, que se defronta com muitas dificuldades para captar recurso e só inicia outra turma quando consegue o recurso, em geral insuficiente para cobrir os custos.

O Governo assumindo, o Serta poderia garantir a sequência da formação de 400 estudantes, 200 em cada campus, para se tornarem profissionais na Agricultura Familiar, sobretudo, como empreendedores em suas propriedades com as famílias, impactando na produção, agregação de valor, comercialização de produtos de base agroecológica e na organização dos produtores familiares. Como poderia ampliar o número de municípios atendidos, hoje reduzidos apenas a 13, que assumem a contrapartida dos transportes dos alunos.

INCIADO O CURSO PARA CERTIFICAÇÃO DE QUEM USA A PEADS NAS ESCOLAS

Um dos impactos provocados nas professoras e técnicos que aderem e aplicam a Peads – Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável é o aumento da auto-estima, o brilho nos olhos por ser educador ou educadora do campo e um instigante interesse em estudar mais, pesquisar, especializar-se. Quem ainda não tinha sua graduação, logo procurou fazê-la e quem tinha, procurou especialização nas faculdades e universidades. No dia 11 a 15 de julho de 2011, um grupo de 45 pessoas iniciou um curso de especialização com o Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa, com o objetivo de receber do Serta um reconhecimento, como uma certificação da entidade para aplicar a Peads na formação de educadores e educadoras.

O perfil desse grupo são educadores e educadoras que já aplicam a Peads em sala de aula, nas diversas modalidades do ensino infantil ao superior e em processos formativos de educação não formal. Uma parte aderiu a Peads quando ainda nem havia concluído a graduação universitária e era professora nas redes municipais de ensino. Hoje já tem curso de especialização e se prepara para mestrado. Outra parte já fez concurso para a rede estadual e está em sala de aula ou em gestão escolar ou como técnica educacional. Há outra parte aplicando a metodologia nos Serviços de Assistência Técnica e Educação Profissional do campo. Outra parte está na universidade e no curso de licenciatura em educação do campo como professor ou com estudante de especialização.

Esse grupo se reuniu para estudar por interesse pessoal, por sentir necessidade de ir mais a fundo no conhecimento, no domínio dos princípios filosóficos, dos valores, da metodologia, dos conteúdos, da didática e da realidade aonde os educandos convivem. Os participantes pagaram suas despesas de transporte, material didático, alimentação e hospedagem ou captaram recursos junto às prefeituras e instituições onde atuam. Professores da UFRPE abriram um diálogo com esse grupo para a construção de um projeto de curso de especialização sobre a metodologia de Educação do Campo, construída e difundida pelo Serta e assumida pelos interessados no curso.

Dessa forma, o grupo além de estar certificado pelo Serta, criador da metodologia, como pessoa habilitada a fazer formação de educadoras e educadores conquistará mais uma especialização. Mestres e Doutores de outras universidades já revelaram interesse em contribuir com o curso, sobretudo, no acompanhamento à construção das monografias. Parte desse grupo ensinava no campo nas séries iniciais do ensino fundamental, porém, por diversas razões, hoje estão ensinando nas sedes municipais e em outras modalidades, alcançando resultados acima da média na aprendizagem dos alunos. Na Escola Baraúnas de São José do Egito, sertão do Pajeú, que usa a metodologia alcançou o maior IDEB do município dos anos iniciais do ensino fundamental da rede Municipal, o mesmo acontecendo com a Escola Maria Gomes de Oliveira de Tacaratu, sertão de Itaparica, com os anos finais.  O Unicef apóia um projeto que vem monitorando a aprendizagem de 800 alunos em 11 escolas municipais em Pernambuco, durante 3 anos. (Ver o Blog escolasdereferência.blogspot.com).

Escolas do Campo que aplicam a Peads contempladas pelo IDEB apresentaram índice superior até as escolas urbanas do município. Professoras e professores descobrem que aplicando uma metodologia desenvolvida para o campo em escolas urbanas estão alcançando os mesmos resultados com as devidas adaptações. São esses e outros resultados e impactos nas crianças e adolescentes, jovens e agricultores, nas professoras, nas escolas, nas famílias que estão provocando o grupo a estudar mais, a entrar no mestrado e futuramente em doutorado, com o objetivo de criar uma massa critica de professores e pesquisadores. O grupo é composto por 60 educadores, mas só 45 puderam comparecer a essa primeira etapa, 15 vão participar de outro momento para acompanhar o curso.