terça-feira, 14 de junho de 2011

O EQUÍVOCO EM TRATAR A QUESTÃO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS COMO CASO DE POLÍCIA

Cada dia a mídia vem com fatos sobre a violência nas escolas. Como sempre, a questão é tratada com pessoas e instituições que escapam da governabilidade da escola, da direção, das professoras, dos alunos. A solução apontada tem sido policiamento, segurança, equipamentos. Já dissemos no texto desse blog sobre os acontecimentos de Realengo - RJ o quanto a metodologia da Peads - Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável pode ser eficaz em identificar oportunidades para enfrentar a questão por dentro da escola, da sala de aula, a partir dos próprios conteúdos estudados. Ou seja, com a governabilidade dos próprios sujeitos sociais da escola. Não quer dizer que esses componentes externos não devam ser buscados. Mas a violência como outras questões tem que se tornar objeto de pesquisa da escola e com uma metodologia onde os problemas sejam transformados em solução, as carências em possibilidades, as fraquezas em força. A construção de conhecimento pode ser um grande instrumento, mas a própria escola teima em não usar e passa a bola para terceiros. Quer aprofundar-se nessa metodologia, leia os artigos do blog.

Um comentário:

  1. Estimado Moura,

    Adorei conhecer esse espaço tão acolhedor que vc preparou pra gente. Os textos são deliciosos de ler e deixam muitas questões pra reflexão. Vou indicar o blog pra meus alunos e alunas da UFAL e, pode estar certo que vamos vir de vez em quando pra nos re-alimentar com suas ideias-semente. Foi muito bom ter revisto vc e em breve envio o livro que vc me pediu. Grande e afetuoso abraço,

    Com carinho,

    Ana Maria Vergne

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