segunda-feira, 18 de abril de 2011

ÍNDICE DOS TEXTOS DE ABDALAZIZ DE MOURA

Esses cem textos constituem parte da minha produção intelectual dos últimos 18 anos de minha vida. São, portanto, textos escritos depois dos 50 anos de vida. Representam síntese de vivências, práticas, experiências, pesquisas e estudos. Coloco a partir de abril desse ano (2011) a disposição do público. Estão subdivididos em 6 temáticas principais enumeradas no índice geral. A partir desse momento, quem procurar, usar e citar deverá seguir essa numeração e nomenclatura Estão disponíveis no site do Serta www.serta.org.br e no meu blog mouraserta.blogspot.com.

Os textos sofreram uma formatação nova, mas estão com os conteúdos originais. Nem sempre o índice corresponde exatamente com as mesmas palavras ao título original do texto. Pode mudar uma ou outra palavra ou no índice está o subtítulo. Em caso de citação, as pessoas devem citar o nome do arquivo do computador e não do índice, para facilitar a identificação dos mesmos. Nenhuma pessoa, exceto o autor conhece todos esses textos. Foram escritos em situações muito particulares em anos diferentes. De modo que, as pessoas mais próximas, terão sempre uma novidade ainda para ler.
O meu livro Princípios e Fundamentos da Proposta Educacional de Apoio a Educação do Campo – Peads foi escrito entre os anos da produção desses textos, portanto, alguns foram, como que, sua preparação e outros a sua seqüência. O livro foi o meu primeiro grande esforço de sistematizar a criação, o desenvolvimento e a comprovação da Peads. A leitura desses textos completará para o leitor a visão ampliada do livro e a compreensão do conjunto de meu pensamento e da Proposta de Educação do Campo, que se identifica como uma Proposta de Desenvolvimento e uma Proposta de Vida.

A numeração da nomenclatura está dos textos mais recentes para os mais antigos. A maioria está datada e situada, o leitor poderá sentir e perceber a evolução dos próprios temas. Por exemplo, há texto sobre a metodologia da Peads de 1994, como sobre os Princípios, como sobre Avaliação. Essas temáticas foram evoluindo até os textos mais recentes. O leitor pode ler qualquer texto independente de outro, ou seja, todos são autônomos, pode iniciar a leitura em qualquer das partes. Por seu interesse do momento e depois ir ampliando para outros textos e outras temáticas, onde uma ajuda a explicitar as demais.

Os Textos Escritos sobre Filosofia, num total de 22 são os que trazem reflexão sobre as questões ligadas aos Princípios, Fundamentos, Valores que baseiam e inspiram a ação do Serta e do autor. “As Fontes onde o Serta bebe água”. Nessa seleção inicial há textos de 1995 até 2007. A filosofia é o grande diferencial da Peads – Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável. O leitor tem acesso às Concepções Filosóficas sobre Pessoa, História, Natureza, Desenvolvimento, Arte, Currículo, Ética e Educação. Inúmeros autores, correntes e escolas contribuíram para essa síntese, resultado da interação do autor dos textos com eles.

A segunda coletânea é sobre a Pesquisa, enquanto meio, instrumento de construção de conhecimento. O Serta trouxe para os alunos de todas as modalidades a chance de trabalhar esse instrumento privilegiado usado tradicionalmente na pós-graduação, mestrado e doutorado. Daí a linguagem simples, para traduzir para alunos e familiares o que antes era privilégio de poucos. Falar em pesquisa virou lugar comum para os alunos das escolas que usam a Peads. Com exceção de um “O que Eu Fiz com a Pesquisa e o que a Pesquisa Fez Comigo”, os demais são textos curtos e de linguagem simples.

Os Textos sobre a História da Peads e do Serta ajudam entender as demais temáticas, Filosofia, Didática, Fichas Pedagógicas e Oficinas. Eles representam o contexto da história vivenciada pelo autor e outros personagens, sobretudo, os co-autores da Peads. São 22 textos de 1992 a 2010. Estão incluídos desde relatórios a relatos históricos. Foram selecionados porque cada um revela um ou mais aspectos da construção da Peads. Se alguém quiser escrever e estudar a Educação do Campo encontrará documentos originais e únicos sobre o tema.

Os Textos sobre a Didática, em número de 24, vão de 1994 a 2010. Vão ajudar a compreensão de uma realidade que o autor sempre fez questão de frisar, de distinguir Metodologia de Didática, onde a primeira liga-se a filosofia e a segunda à ciência. Inúmeras são e poderão ainda ser a Didática, entendida como forma, meio de ensino e aprendizagem, disponíveis aos educadores. No entanto, a Metodologia é única, tem que ser seguida para quem quiser aplicar a Peads. Não é fechada, dialoga com diversas outras, mas tem sua identidade própria.

As Fichas Pedagógicas, como instrumento privilegiado da didática mereceram um destaque. São 11 fichas e um texto explicativo. As fichas mais antigas representam um dado histórico significativo para quem quiser compreender a Peads. Os municípios e o MOC da Bahia produziram muitas outras. As que apresento aqui foram modelos iniciais, inspiradores de muitas que se seguiram, construídas pela coordenação pedagógica dos municípios ou pelas próprias professoras em sala de aula. Na medida em que entendiam sua lógica passaram a construir. No entanto, essas deram origem às demais que se seguiram.

Por fim, outra temática tem um caráter histórico e pedagógico fundamental para quem quiser ter domínio sobre a Peads. São os relatórios sobre as Oficinas realizadas no ano de 1998 e os relatórios de 1999. São 13 relatórios de 1995 a 1999. Foi de uma época em que o Serta realizava as oficinas para sensibilizar e motivar as professoras e gestoras municipais. Não são meros relatos das oficinas. Nessa época, o autor e o colega Antônio Roberto Mendes, ajudados pelos demais da equipe, revisitavam todo o processo da oficina e destrinchavam os assuntos para que os participantes pudessem também apropriar-se de todos os conteúdos. Todos são bem anteriores às Diretrizes Operacionais de 2002 do Conselho Nacional de Educação. Tem valor histórico muito grande, pois serviram para consolidar a Peads enquanto Proposta Pedagógica assumida pelos municípios. Os relatórios de 1999 já foram relatórios apenas dos quatro primeiros municípios que fizeram essa adesão, 4 anos antes das Diretrizes Operacionais para as Escolas Básicas do Campo (3-4-2002).

É importante lembrar ao leitor que essa distribuição temática é de ordem intelectual e pedagógica, estão distintas para uni-las e interagir melhor. Na prática e nos textos, não se pode falar da Peads, sem referência a sua filosofia. Textos filosóficos são também textos didáticos e vice-versa, os relatórios das oficinas estão cheios de reflexão filosófica. O mesmo pode-se dizer das Fichas Pedagógicas e assim com os demais. A distinção e a separação dos temas são para facilitar a compreensão do leitor, porém, na realidade, esses temas se cruzam, se afinam, se relacionam e se complementam.

No meu Blog os textos novos que não fazem parte ainda dessa primeira coletânea, serão acrescentados seguindo a numeração subseqüente. Alguns textos antigos deveriam fazer parte dessa coletânea, mas não houve tempo hábil para digitalizar. Esses também poderão ser acrescentados.


1. ESCRITOS SOBRE A FILOSOFIA DA PEADS

1.1. Entendendo Melhor as Concepções Filosóficas - 2007
1.2. Impressões sobre A Conferência Internacional das Escolas Auto- sustentáveis – Paraguay – 2007
1.3. Concepção de Pessoa - 2005
1.4. Concepção de História - 2005
1.5. Concepção de Mundo e Natureza - 2005
1.6. Concepção de Currículo - 2005
1.7. Concepção de Avaliação – Resultados na Peads - 2005
1.8. Concepção de Ética na Educação - 2005
1.9. Concepção de Educação Popular e Educação do Campo - 2005
1.10. Fundamentos teórico-metodológicos das Experiências da Peads (PE) e do CAT (BA) – 2005
1.11. Concepção de Desenvolvimento – Que Diferença tem... - 2003
1.12. Concepção de Arte - 2003
1.13. Concepção sobre o Papel da Escola - 2004
1.14. Proposta Educacional das Duas Instituições MOC e SERTA – 2001
1.15. Os Princípios da Peads – Versão de 1995
1.16. Os Princípios do Serta – 1996
1.17. Explicitação dos Princípios do Serta – 1997
1.18. Aprofundamento sobre as Diretrizes do Serta – 1997
1.19. Relações entre o Técnico, o Agente de Saúde e o Professor – 1996
1.20. A Questão do Trabalho no Meio Rural – 2005
1.21. Juventude e Agroecologia
1.22. O que não Pode Deixar de Ser Considerado na Educação do Campo - 2005

2. ESCRITOS SOBRE A PESQUISA NA PEADS

2.1. O Papel da Curiosidade
2.2. A Produção de Conhecimentos
2.3. O Que Eu Fiz com a Pesquisa e a Pesquisa fez comigo
2.4. Começando pela Pesquisa
2.5. Aprendendo com a Pesquisa
2.6. A Pesquisa Realizada pelos Agentes de Desenvolvimento Local - 2003

3. ESCRITOS SOBRE A HISTÓRIA DA PEADS

3.1. O Que é o Serta e como Surgiu – 2010
3.2. Desafios para a Peads a partir de 2007
3.3. Histórico do Serta e da Peads – Introdução ao Livro “Múltiplos Olhares sobre uma Experiência Pedagógica” – 2005
3.4. Desdobramento da Ação do Serta no Sertão – 2005
3.5. Estruturação do Movimento de Educação do Campo - 2005
3.6. Significado do Prêmio Educação&Participação – Itaú/Unicef – 2003
3.7. Para Entender as Mudanças Que Acontecem no Campo – 1999
3.8. Relatório Polêmico sobre o PETI de 1997
3.9. Monografia sobre a Peads no Curso de Especialização em Educação Popular na UFPB - 1997
3.10. Histórico da Proposta de Educação Rural – 1995
3.11. Feira de Conhecimentos em Surubim – 1995
3.12. Relatório da Proposta de Educação Rural - 1994
3.13. Sugestões para um Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável – 1992
3.14. O que é o Serta e como Surgiu – para o livro Serta, uma Certa Universidade Popular
3.15. O Papel do Fundo Rotativo na Formação dos Jovens
3.16. Apresentação da Peads para as Secretárias Municipais e Udime
3.17. Desenvolvimento Territorial na Bacia do Goitá
3.18. Currículo do Serta em 2006 – Planejamento Estratégico
3.19. Situação da Educação do Campo em Surubim – 1966
3.20. Terceiro Encontro de Educação Rural - Relatório 1996
3.21. Relatório do Encontro Interestadual de Educação Rural – 1995
3.22. Relatório do encontro Intermunicipal de Educação rural - 1995


4. ESCRITOS DIDÁTICOS SOBRE A PEADS

4.1. Roteiro para a Construção do Projeto Político Pedagógico 2010
4.2. Roteiro para o Selo Unicef – Edição 2009 – 2012
4.3. Roteiro para o Selo Unicef – Edição 2007/2008
4.4. Apresentando os Instrumentos de Monitoramento - 2008
4.5. Instrumento de Monitoramento da Aplicação da Metodologia - 2008
4.6. Instrumento de Monitoramento de um Núcleo Local de Educação do Campo - 2008
4.7. Instrumento de Monitoramento da Coordenação Pedagógica - 2008
4.8. Conceito de Uma Escola de Referência Segundo a Peads - 2009
4.9. Integrando Aluno, Escola e Família - 2008
4.10. Como Funciona uma Escola de Referência Segundo a Peads - 2009
4.11. O Conceito de Protagonismo Juvenil - 2003
4.12. A Jornada Regular e a Jornada Ampliada - 2004
4.13. Roteiro para o Diagnóstico do Funcionamento do Peti - 2004
4.14. Porque e Para que o Peti - 2004
4.15. A Importância do Trabalho com as Famílias do Peti - 2004
4.16. O Papel do Registro na Formação dos Jovens – 2003
4.17. A Matemática na Peads - 1995
4.18. Os Negócios na formação dos Agentes de Desenvolvimento Local – ADL - 2001
4.19. A Produção e o Acúmulo de Conhecimentos - 1988
4.20. Característica de uma Ação Pedagógica - 1987
4.21. Conceito de Avaliação na Peads
4.22. Etapas da Peads (PER) – 1994
4.23. Quais Formas de Cooperação São Possíveis entre a Família e a Escola – 2008
4.24. Situação Desejada pelas Professoras no Monitoramento

5. FICHAS PEDAGÓGICAS DA PEADS

5.1. Ficha Pedagógica para as Séries Iniciais de um Projeto de Irrigação
5.2. Ficha Pedagógica para as Séries Finais de um Projeto de Irrigação
5.3. Ficha Pedagógica do Censo Populacional
5.4. Ficha Pedagógica do Censo Agropecuário
5.5. Ficha Pedagógica do Censo Ambiental
5.6. Sugestões para Roteiros de Fichas Pedagógicas
5.7. Ficha Pedagógica sobre a Cana-de-açúcar
5.8. Ficha Pedagógica sobre a Alimentação Escolar
5.9. Ficha Pedagógica sobre o Caju e a Castanha
5.10. Primeiras Fichas Pedagógicas para os Bimestres – 1994
5.11. Primeiras Fichas Pedagógicas para a Terceira Unidade 1, 2 – 1994
5.12. Primeiras Fichas Pedagógicas para a Terceira Unidade, 3, 4, 5 - 1994

6. RELATÓRIOS DE OFICINAS SOBRE A PEADS

6.1. Relatórios da Primeira Parte de 1999 – Consórcio dos Municípios
6.2. Relatórios da Segunda Parte de 1999 – Consórcio dos Municípios
6.3. Oficina Regional sobre a Cana-de-Açúcar - 1998
6.4. Oficina Regional sobre a Merenda Escolar – 1998
6.5. Oficina Regional sobre a Questão Rural – 1998
6.6. Oficina Regional sobre o pós 15 anos no Peti – 1998
6.7. Oficina Regional sobre o Projeto Político Pedagógico de uma Escola Rural – 1998
6.8. Oficina Local em Tamandaré – O Conhecimento do Cotidiano 1998
6.9. Oficina Local em Vicência – Concepção sobre os Programas Sociais – 1998
6.10. Oficina Local de Ribeirão – A Importância do Peti para o Conhecimento do Município – 1998
6.11. Oficinas Locais sobre a Merenda Escolar – 1998
6.12. Oficina Local em Ariquemes – Rondônia – 1998
6.13. Relatório da Formação de Professoras de Chã Grande – 1995

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