quinta-feira, 21 de julho de 2011

INCIADO O CURSO PARA CERTIFICAÇÃO DE QUEM USA A PEADS NAS ESCOLAS

Um dos impactos provocados nas professoras e técnicos que aderem e aplicam a Peads – Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável é o aumento da auto-estima, o brilho nos olhos por ser educador ou educadora do campo e um instigante interesse em estudar mais, pesquisar, especializar-se. Quem ainda não tinha sua graduação, logo procurou fazê-la e quem tinha, procurou especialização nas faculdades e universidades. No dia 11 a 15 de julho de 2011, um grupo de 45 pessoas iniciou um curso de especialização com o Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa, com o objetivo de receber do Serta um reconhecimento, como uma certificação da entidade para aplicar a Peads na formação de educadores e educadoras.

O perfil desse grupo são educadores e educadoras que já aplicam a Peads em sala de aula, nas diversas modalidades do ensino infantil ao superior e em processos formativos de educação não formal. Uma parte aderiu a Peads quando ainda nem havia concluído a graduação universitária e era professora nas redes municipais de ensino. Hoje já tem curso de especialização e se prepara para mestrado. Outra parte já fez concurso para a rede estadual e está em sala de aula ou em gestão escolar ou como técnica educacional. Há outra parte aplicando a metodologia nos Serviços de Assistência Técnica e Educação Profissional do campo. Outra parte está na universidade e no curso de licenciatura em educação do campo como professor ou com estudante de especialização.

Esse grupo se reuniu para estudar por interesse pessoal, por sentir necessidade de ir mais a fundo no conhecimento, no domínio dos princípios filosóficos, dos valores, da metodologia, dos conteúdos, da didática e da realidade aonde os educandos convivem. Os participantes pagaram suas despesas de transporte, material didático, alimentação e hospedagem ou captaram recursos junto às prefeituras e instituições onde atuam. Professores da UFRPE abriram um diálogo com esse grupo para a construção de um projeto de curso de especialização sobre a metodologia de Educação do Campo, construída e difundida pelo Serta e assumida pelos interessados no curso.

Dessa forma, o grupo além de estar certificado pelo Serta, criador da metodologia, como pessoa habilitada a fazer formação de educadoras e educadores conquistará mais uma especialização. Mestres e Doutores de outras universidades já revelaram interesse em contribuir com o curso, sobretudo, no acompanhamento à construção das monografias. Parte desse grupo ensinava no campo nas séries iniciais do ensino fundamental, porém, por diversas razões, hoje estão ensinando nas sedes municipais e em outras modalidades, alcançando resultados acima da média na aprendizagem dos alunos. Na Escola Baraúnas de São José do Egito, sertão do Pajeú, que usa a metodologia alcançou o maior IDEB do município dos anos iniciais do ensino fundamental da rede Municipal, o mesmo acontecendo com a Escola Maria Gomes de Oliveira de Tacaratu, sertão de Itaparica, com os anos finais.  O Unicef apóia um projeto que vem monitorando a aprendizagem de 800 alunos em 11 escolas municipais em Pernambuco, durante 3 anos. (Ver o Blog escolasdereferência.blogspot.com).

Escolas do Campo que aplicam a Peads contempladas pelo IDEB apresentaram índice superior até as escolas urbanas do município. Professoras e professores descobrem que aplicando uma metodologia desenvolvida para o campo em escolas urbanas estão alcançando os mesmos resultados com as devidas adaptações. São esses e outros resultados e impactos nas crianças e adolescentes, jovens e agricultores, nas professoras, nas escolas, nas famílias que estão provocando o grupo a estudar mais, a entrar no mestrado e futuramente em doutorado, com o objetivo de criar uma massa critica de professores e pesquisadores. O grupo é composto por 60 educadores, mas só 45 puderam comparecer a essa primeira etapa, 15 vão participar de outro momento para acompanhar o curso.

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