quinta-feira, 21 de julho de 2011

INICIADA TAMBÉM A FORMAÇÃO DOS TÉCNICOS EM AGROECOLOGIA NO SERTA

Oitenta e oito jovens de 8 municípios do semiárido de Pernambuco iniciaram a formação do Curso Técnico em Agroecologia no campus de Ibimirim no dia 17 de julho e mais uma turma de 44 iniciará o mesmo curso no campus de Glória do Goitá. O Serta foi credenciado e o curso foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação e Secretaria Estadual de Educação. É o terceiro grupo de 120 estudantes, formando 3 turmas cada vez que o Serta prepara para o ensino profissional do campo, totalizando 360 técnicos.

Antes do credenciamento e autorização, esse curso era de ADL – Agente de Desenvolvimento Local, no qual o Serta formou 720 jovens, de ADAC – Agente de Desenvolvimento da Arte e da Cultura, 100 jovens, ADE – Agente de Desenvolvimento do Esporte, 60 jovens e ADC – Agente de Desenvolvimento da Comunicação, 120 jovens. Atualmente, o Serta concentra suas energias e recursos humanos só na formação profissional de nível médio e outras entidades formadas por egressos desses cursos continuam as demais formações.

O curso funciona em regime de alternância, durante 18 meses, com 1.200 horas e mais 200 horas de estágio. O Campus de Ibimirim atende mais a jovem do semiárido, sertão e agreste e o Campus de Glória do Goitá atende a jovem da Zona da Mata, Agreste Central e Setentrional. O Governo do Estado de Pernambuco está prometendo incluir os estudantes no Programa Estadual de Educação Profissional, assumindo o financiamento do curso, que até hoje é financiado por projetos captados pelo Serta, que se defronta com muitas dificuldades para captar recurso e só inicia outra turma quando consegue o recurso, em geral insuficiente para cobrir os custos.

O Governo assumindo, o Serta poderia garantir a sequência da formação de 400 estudantes, 200 em cada campus, para se tornarem profissionais na Agricultura Familiar, sobretudo, como empreendedores em suas propriedades com as famílias, impactando na produção, agregação de valor, comercialização de produtos de base agroecológica e na organização dos produtores familiares. Como poderia ampliar o número de municípios atendidos, hoje reduzidos apenas a 13, que assumem a contrapartida dos transportes dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário